A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais e Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Executado com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, o projeto é parte do programa Forma e Transforma e propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. Desde 2019, vem realizando a seleção de grupos e artistas para participação na Mostra. Em Minas Gerais já foram contemplados mais de 250 grupos culturais e iniciativas locais, além da oferta de ações formativas e realização de atividades e mostras artísticas e culturais.
Em 2024, a Mostra traz uma edição comemorativa, celebrando os 5 anos de parceria com a Fundação ArcelorMittal e os 20 anos da ong Favela é Isso Aí. Para tanto, será realizada uma exposição retrospectiva das edições anteriores, além de atividades artísticas e educativas.
Por meio de edital, foram contemplados 50 projetos que irão participar de exibições abertas ao público e realizar atividades artísticas e educativas junto a espaços comunitários e escolas públicas dos municípios de João Monlevade, Juiz de Fora e outras sete cidades do Vale do Jequitinhonha e do Centro-Oeste mineiro.
Na região Centro-Oeste de Minas Gerais a Mostra da Diversidade Cultural chega com uma programação repleta de atrações: dança, música, oficinas, exposições, feiras e outras atividades serão realizadas até o fim de novembro nas cidades de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral.
Um dos principais objetivos da Mostra é contribuir para o fortalecimento, apoio e divulgação das manifestações artísticas das comunidades, especialmente as periféricas e de baixa renda.
A diretora executiva do Favela é Isso Aí, Clarice Libânio, fala sobre a importância do processo em cada localidade e da promoção da cultura em Minas Gerais. "O projeto da Mostra, assim como as ações do Favela é Isso Aí, que completa 20 anos em 2024, busca não apenas um reconhecimento dos talentos de cada local, mas também uma oportunidade única de promover e valorizar as expressões culturais diversas presentes nos territórios mineiros", salienta Libânio.
Para Magna Valadares, Analista de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal BioFlorestas, o projeto vem para celebrar a multiplicidade de saberes, fazeres, manifestações e modos de vida das pessoas, em suas variadas expressões artísticas. “Estamos muito felizes em promover a Mostra pelo quinto ano, que é uma grande oportunidade de valorizar as raízes culturais de nossas comunidades. Ao apoiar os artistas da região, contribuímos para o desenvolvimento local e reafirmamos o nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura."
Em Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral receberam diversas atividades culturais. Entre as atrações, destacam-se exposições de artesanato, fotografias, grafite, apresentações musicais e ritualísticas de povos indígenas, roda de capoeira, encontro de congados e dança.
Sobre Favela é Isso Aí
Comemorando 20 anos de existência, Favela é Isso Aí surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br .
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.