História

A ArcelorMittal BioFlorestas traz em sua trajetória na produção de carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto marcos de pioneirismo e busca pela melhoria contínua em suas atividades.

O início de seus primeiros plantios de florestas se deu utilizando a espécie nativa “Jacaré”, em 1939, no município de Santa Bárbara (MG), pela então Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal Brasil. Dois anos mais tarde iniciou suas experiências com o plantio de eucalipto, na região de João Monlevade (MG) através do Serviço Florestal da empresa que permaneceu até o ano de 1955, quando as atividades florestais passaram a ser coordenadas pelo DTMC – Departamento de Terras Matas e Carvão.

Em meados de 1953, o grupo, realizou seu primeiro plano de plantios florestais de longo prazo, que consagrou-se como um marco da sólida indústria de base florestal brasileira.

Com a ampliação das atividades no segmento florestal para o melhor atendimento à demanda na produção de carvão vegetal e maior profissionalização na área florestal, foi constituída em 02 de janeiro de 1957 a CAF Santa Bárbara, atual ArcelorMittal BioFlorestas com o objetivo de administrar o patrimônio fundiário da empresa e atender a demanda na produção do biorredutor (carvão vegetal), nascia, com ela, a visão de uma produção florestal sustentável.

Como indicativo de sua consolidação, de 1972 a 1979, as áreas de reflorestamento da empresa foram ampliadas,  chegando às regiões Centro Oeste, Norte de Minas Gerais e no extremo sul da Bahia. Nesse período, a empresa vivenciou um considerável aumento em sua produção de madeira de eucalipto.

Com  visão pautada por uma atuação sustentável, a empresa tem suas atividades certificadas pelo FSC, OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004.

A partir de 2002, a empresa passou a integrar o Grupo Arcelor e a partir de 2006 a ArcelorMittal.

Através da união de duas grandes empresas florestais, a ArcelorMittal Florestas e a ArcelorMittal Energética Jequitinhonha, foi constituída em 2009, a ArcelorMittal BioEnergia.

Com a constituição da Aperam, as empresas do segmento de florestas separaram, constituindo duas novas empresas, a Aperam Bioenergia para atender as demandas da Aperam, e ArcelorMittal BioFlorestas para atender às demandas da ArcelorMittal Brasil. A constituição da ArcelorMittal BioFlorestas data de 1º de maio de 2011.

A ArcelorMittal BioFlorestas tem como missão: alcançar níveis de custo e qualidade, com saúde e segurança, que assegurem a competitividade da produção de gusa a biorredutor renovável para o grupo ArcelorMittal, atuando com responsabilidade ambiental e social no uso dos recursos e no relacionamento com a comunidade. A visão de ser uma empresa admirada pelas partes interessadas, por seus resultados e pela motivação de seus colaboradores, tendo como base os valores: sustentabilidade, qualidade e liderança.